Sessão 25 - turma 23V (EB Amadeo de Souza-Cardoso)
Sessão 27 - turma 4A (EB de Torreira)
Sessão 25 - turma 23V (EB Amadeo de Souza-Cardoso)
Sessão 27 - turma 4A (EB de Torreira)
Com dedicação e muito amor podemos concretizar o que outrora sonhamos, pelo menos foi o que aconteceu com a turma 4F da EB Luís Van Zeller.
Trabalhamos ao longo de meses para surgir o resultado final. “O Baile das Estrelas”, tem como propósito desconstruir um assunto que nos custa abordar, a todos, sobretudo com os mais pequenos, mas que é necessário para que possamos seguir tranquilamente e continuar a sonhar: a partida de alguém muito querido. Com ilustrações fantásticas que incluem a participação de todos os alunos da turma 4F, surge o resultado final do qual estamos orgulhosos!
As receitas das vendas revertem para todos os finalistas da escola Luís Van Zeller e tem como objetivo uma viagem no final do ano letivo.
O livro pode ser adquirido junto dos alunos, da escola, dos pais e na Livraria Zé.
“Nunca deixem de sonhar, olhem o céu e procurem a vossa estrelinha. Todos temos uma mais especial!!! A nossa imaginação pode levar-nos a viajar e a participar nos bailados das estrelas, basta olhar a imensidão do céu numa noite bonita e cheia de pontinhos de luz que chamamos estrelas!”
Professora Paula Costa
De 11 a 21 de maio, decorreram sessões
de formação de utilizadores da Biblioteca da EB Amadeo de Souza-Cardoso,
dirigidas a todas as turmas de 5º ano. Sob o lema “Aprender a investigar e a
entender o mundo!”, foram abordadas as diversas literacias como a Literacia da
Leitura, a Literacia da Informação, a Literacia Mediática e Literacia Digital, chamando
a atenção dos alunos para a privacidade e segurança online.
Biblioteca da EB de Vila Caiz
No âmbito da operação 7 Dias com os Media, proposta
pela Biblioteca Escolar, os alunos de 7º ano da EB de Vila Caiz participaram
numa atividade desenvolvida na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento,
integrado na dimensão Media.
Partindo de textos sobre a utilização dos media, os alunos
elaboraram infográficos, refletindo sobre a importância dos meios
de comunicação e da informação no quotidiano, bem como sobre a sua utilização
de forma crítica e responsável. Para a concretização deste trabalho, a proposta
foi desenvolvida em articulação com a disciplina de Português, na qual os
alunos realizaram previamente a leitura, interpretação e exploração dos textos
que serviram de base ao trabalho desenvolvido posteriormente. Esta iniciativa
permitiu promover competências de literacia mediática, incentivando
o pensamento crítico e uma utilização mais consciente dos media.
De 4 a 8 de maio, a Biblioteca da EB Amadeo de Souza-Cardoso desenvolveu a atividade “Quando comunicar é escolher”, em colaboração com professores de Cidadania e Desenvolvimento, tendo como objetivo principal reconhecer problemas, escolhas e consequências associadas a casos de comunicação em rede. Esta atividade teve como público-alvo alunos de 7º ano de escolaridade que tiveram de ler e analisar casos relacionados com os riscos da utilização dos media, nomeadamente a Internet e as redes sociais. Apresentam-se algumas conclusões partilhadas nos grupos de trabalho:
Quando comunicamos em rede, devemos…
- ter cuidado com quem falamos nas redes.
- ler a mensagem toda e não apenas o título e tentar
entender a situação.
- ter cuidado com o que partilhamos.
- respeitar as pessoas.
- proteger quem está à nossa volta.
- ler todas as informações para não cairmos nas fake news; nem tudo o que parece é!

No passado dia 6 de maio, realizou-se a sessão interativa “IA na escola - ERROR: Human Intelligence Not Found”, dirigida a alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário, em que participou a turma do 8ºA, inscrita pela Prof. Elsa Sousa. Foi dinamizada pela Equipa da Rede de Bibliotecas Escolares e abordou problemáticas relacionadas com a utilização da Inteligência Artificial em contexto escolar, alternando momentos expositivos com atividades online e debate.
Sessão 20 - turma 23V (EB Amadeo de Souza-Cardoso)